Notícias


Publicado em: 19/08/2018

Em clima de volta às aulas, a unidade Tijuca do Instituto Cultural Germânico apresenta um cine-debate no dia 17 de agosto, sexta-feira, às 17h. O evento, gratuito e aberto ao público, abordará as consequências do nazismo alemão e do exílio para América Latina por meio da literatura e do cinema. Durante o encontro, será exibido o filme “À espera de turistas”, de Robert Thalheim.

O longa conta as experiências do jovem alemão Sven (Alexander Fehling) durante seu trabalho comunitário cidade polonesa de Oswiecim (antiga Auschwitz), marcada até hoje pelo genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ao ter que cuidar de um dos sobreviventes do holocausto, ele acaba conhecendo muito mais sobre a dura história de Auschwitz e o impacto que ela teve nas novas gerações nas novas gerações.

“Milhares de pessoas saíram da Alemanha para o Brasil e outros países da América Latina durante o período do holocausto alemão. Na palestra, vamos abordar as variadas consequências do nazismo no Novo Mundo olhando para os dois lados: tanto dos escritores, quanto das vítimas”, explica o professor do ICG Gundo Rial Y Costas, pós-doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Antropologia pela Universidade Livre de Berlim. Ele conduzirá o cine-debate junto com Marco Bosshard, professor de língua e cultura hispânica da Universidade Flensburg, da Alemanha.

Clique na imagem para ampliar!