Kinoklub do ICG exibe o filme “Frantz”, em recordação ao centenário do fim da Primeira Guerra Mundial


Para lembrar o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial (11/11/1918), o Kinoklub do Instituto Cultural Germânico exibe no mês de novembro o filme “Frantz”, de François Ozon. O longa franco-alemão se passa no pós-guerra e conta a história de dois jovens que lidam com perda de uma pessoa querida. O título também recebeu onze indicações ao Prêmio César, o Oscar francês, e ganhou o destaque de melhor fotografia.

Haverá exibições na Tijuca (dia 23, às 18h30), em Icaraí (dia 29, às 19h) e no Jardim Botânico (dia 30, às 18h). Todas com entrada gratuita, acompanhadas de pipoca e refrigerante e seguidas de bate-papo informal com o professor do ICG Gundo Guess, pós-doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Antropologia pela Universidade Livre de Berlim

Sinopse: A história se passa em Quedlinburg, pequena cidade alemã, logo após a Primeira Guerra Mundial. E ali acompanhamos o drama de Anna (Paula Beer), que visita diariamente o túmulo de seu noivo, morto em uma das batalhas. Um dia, ela vê um jovem francês, Adrien Rivoire (Pierre Niney), colocar flores no mesmo túmulo. Esse gesto, além da própria presença de um francês em solo alemão logo após a derrota do país na guerra, inflamam paixões e suscitam curiosidades acerca das razões daquele gesto e daquela inesperada visita.

 

Assista aqui ao trailer.